Top 10 melhores francesinhas no Porto Restaurantes Receita
Content
Localizava-se na Rua do Bonjardim, freguesia de Santo Ildefonso. Reza a história que foi neste restaurante que um emigrante inventou a famosa Francesinha. Afonso é um ícone no Porto quando se trata de francesinhas – até mesmo Anthony Bourdain experimentou este famoso prato aqui em fevereiro de 2017. Com carácter de cervejaria, funciona igualmente como restaurante, café e bar, apresentando um menu variado e uma carta de vinhos e cervejas extensa.
Instalado no coração do Porto, o Dona Francesinha é um espaço a ter em conta. Com uma avaliação de 4,4 no Google (num total de mais de mil críticas), o restaurante tem conquistado os portuenses e não só. Francisco Passos e o irmão mantêm viva a tradição da Francesinha. Foi Antônio Passos quem, com a sua mulher Lurdes, ficou à frente do restaurante.
- O Porto deve à Regaleira uma parte importante da sua identidade gastronómica.
- De aspecto rústico e guloso, a sandes vem regada com um molho picante e as batatas fritas enxutas são cortadas à mão e fritas na hora.
- Fato ou folclore, a verdade é que a francesinha conquistou os portuenses.
- Na harmonia, entra o equilíbrio do prato no conjunto, mas também aquilo que será o cânone da francesinha atual ou opções do meu gosto.
Dizendo que é o restaurante de origem da Francesinha, e entregam o prato frio, porçao pequena, o prato não faz juz à casa e a nivel de molho bem, alem de frio também o sabor andava muito perdido. Embora sejam um modelo de batata diferente, nao combina minimamente com a francesinha regaleira melhor restaurante francesinha. Mas o nivel de atendimento e simpatia dos funcionários foi excelente.
Lemos Café Francesinhas
Por aqui, há francesinhas tradicionais, perfeitas para quem não abdica dos sabores clássicos. Contudo, há também opções que prometem agradar os vegetarianos. Desde 1987, a Yuko Tavern destaca-se ao nível da conceção de francesinhas. A qualidade dos seus produtos nota-se em cada garfada, pelo que não é de estranhar que este seja um dos lugares mais famosos em qualquer roteiro gastronómico dedicado à nossa iguaria. Fundada em 1959, esta é provavelmente uma das ‘casas de francesinhas’ mais famosas do Porto. É aquela escolha que nunca compromete e muito procurada, especialmente, por turistas.
CAFÉ S. NICOLAU
Quem vencer tem direito a um prémio monetário por parte do restaurante. Ao todo, a cadeia de restauração conta já com 15 espaços abertos em Portugal e, como é óbvio, o Porto não poderia ficar de fora. Seja como for, “A Melhor Francesinha do Mundo” é uma marca registada do Lado B Café. Foi criada em 2013 para “promover um produto que é um dos símbolos mais marcantes da cidade”, lê-se no site do restaurante. Com várias localizações espalhadas pela cidade, as cartas costumam ser variadas, havendo lugar até para pratos vegetarianos. Com uma localização privilegiada, mesmo ao lado do Coliseu do Porto Ageas (uma das salas mais emblemáticas da cidade), o espaço acolhedor também é outro fator apelativo.
Se aprecias comer ao balcão de um típico “Tasco” do Porto, aqui tens uma opção imperdível. Embora o espaço seja reduzido, a qualidade das francesinhas é indiscutível e o sabor é simplesmente delicioso. As francesinhas são um dos maiores ícones gastronómicos da cidade e, tal como no futebol, cada um tem as suas preferências.
Localizado em pleno centro da cidade, este espaço é pequeno em tamanho, mas grande em sabor. Apesar de nunca ser unânime uma lista com as melhores francesinhas, não poderia faltar neste roteiro o restaurante O Afonso. Esta é, provavelmente, uma das questões mais difíceis de responder. Mesmo assim, assumimos o desafio de preparar este delicioso e indispensável roteiro. Dois anos depois, Daniel David da Silva é contratado e inventa aquela que décadas depois viria a ser considerada uma das melhores sanduiches do mundo. “Ao princípio, a Francesinha era um prato servido como lanche, com um pequeno copo de suco de frutas para acalmar a picância.
O Lado B é outros dos grandes da zona dos Poveiros, estatuto comprovado pelas filas regulares à entrada. Segundo os donos, aqui come-se “a melhor francesinha do mundo”. A clássica francesinha Lado B é provida de bife de alcatra vitelão, salsicha fresca, linguiça, fiambre, mortadela, queijo e regada com bastante molho. Há quem a defenda com unhas e dentes, e quem prefira a sua versão mais puritana – original dos anos 60 –, preparada com lombo de porco assado.